Como ensinar o seu cão a não pular nas visitas?

Por MeuMelhorAmigo 6 Minutos de Leitura

Para manter os bons modos é positivo ensinar o seu cão a não pular nas visitas, seja com treinamento em casa ou através de adestramento com ajuda de um bom profissional. Existem pessoas que não gostam de cães ou preferem não ter muita proximidade com pets por diferentes causas, e quando visitam uma pessoa podem se sentir mal com um cachorro pulando sobre elas.

Mas, independente dos gostos das visitas, esse hábito no cão ao se tornar gratuito pode ser ruim para a imagem do pet e para sua convivência com outras pessoas em casa e no ambiente externo.

Sabemos que receber visitas em casa é sempre bom, mas pode virar em uma bagunça quando o animal não sabe se comportar e começa a latir, pular e causar situações desagradáveis para o seu tutor e para as visitas.

Mesmo que todos em volta do pet gostem do cachorro, é importante que ele saiba se comportar e transmita sua alegria de outra maneira.

Por que eles pulam?

Além da alegria, isso pode simbolizar acúmulo de energia não gasta, estranhamento em relação às visitas ou até mesmo medo ou receio. Mas, caso tenha sempre a atitude de pular sobre o corpo das visitas, isso pode ser uma forma de chamar a atenção.

Em todos os casos, o pulo ou salto do cão pode significar uma natural necessidade de buscar atenção, recurso ou até pedir algo. Muitas vezes, ele pode ainda estar solicitando a ajuda ou atenção da visita para que preste atenção nele, e começa a pular para que as pessoas chamem a atenção dele e o percebam.

Nesse ponto, tanto a visita quanto o tutor podem procurar ignorar o animal de modo suave, mas no caso de cães adultos essa situação não funciona muito.

Pois no caso de um cão adulto ele poderá começar a fazer outras coisas para chamar ainda mais atenção como pular de modo mais forte, arranhar, latir e até morder.

Ensinar o seu cão a não pular nas visitas

Uma das melhores maneiras de superar esse tipo de comportamento no cão é criar novas rotinas de atividades. Geralmente, quando o pet está com muita energia acumulada ele pode ter esse tipo de comportamento.

Dessa forma é indicado levar o cão para realizar passeios, participar de brincadeira e gastar boa parte de sua energia acumulada. Com o passar do tempo, através das atividades dentro e fora de casa é importante ensinar o cão a responder aos comandos com adestramento direcionado e inteligente.

Com o passar do tempo, o cão aprenderá que caso ele fique pulando para um lado e para o outro ele não ganhará nada. Através do adestramento ele aprenderá a se sentar, a se deitar e a ficar parado sempre obedecendo ao dono.

Dessa maneira, sempre que chegar uma visita ele saberá se comportar e saberá atender a todos os comandos do adestramento. No processo de treinamento, a psicologia canina pode ajudar o tutor a ensinar o cão a reconhecer as visitas e dessa maneira associar o seu bom comportamento com algo de bom.

É importante saber segurar o cão sempre que necessário, mas evite dar bronca e evitar bater no animal. Pois, maltratar não resolve a situação e pode ainda comprometer o seu estado mental.

As broncas podem resolver somente no momento, mas com o passar do tempo podem piorar a situação e o tornando ainda mais agressivo.

Não faça festa quando chegar em casa

Ensinar o seu cão a não pular nas visitas - MEU MELHOR AMIGO

Seja no caso do tutor ou das visitas chegarem em casa é indicado não fazer festa ao chegar na residência, muito menos com o cachorro. Perceba a presença do cachorro e somente cumprimente as pessoas que estão na casa

Avise a visita

O dono da casa e do cão pode e deve avisar as visitas sobre o comportamento do animal como forma de prevenir sobre a situação. Principalmente, caso o cão esteja sendo adestrado é importante ter plena consciência sobre as reações que o animal poderá ter.

Coloque a guia

Em certos casos é indicado colocar a guia por perto como forma de conter o animal em seus movimentos. Em todos os casos, a guia é de suma importância para o processo de adestramento e controle sobre o animal.

Conclusão

Portanto, é fundamental buscar as melhores soluções e saber como ensinar o seu cão a não pular nas visitas. Atualmente, há diferentes métodos que orientam tanto tutores quanto adestradores para tornar o cão mais educado e obediente.

Em casos mais extremos, o dono do animal poderá colocar o cão em outro cômodo ou isolá-lo, mas sem maltratar. É fundamental compreender as causas desse tipo de comportamento e verificar as melhores soluções para o pet melhorar o seu comportamento.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião