Como posso manter meu cachorro saudável e feliz?

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

Para manter meu cachorro saudável e feliz basta aplicar algumas medidas simples que podem ser acopladas à sua rotina, dessa forma você deve garantir a felicidade do seu cachorro, mantendo assim, a sua vida plena. Da mesma maneira que os humanos, os cães também exigem atenção e cuidados. 

Devemos analisar as necessidades de cada raça, incluindo itens como alimentação equilibrada, exercícios regulares e carinho frequentes, com isso, a fidelidade e felicidade canina estarão em dia, estes são itens essenciais para os animais e também aos seres humanos. 

Manter meu cachorro saudável e feliz: O guia definitivo para proporcionar alegria ao amigo canino!

Se você deseja ser um tutor de cães, saiba que algumas mudanças na rotina já são suficientes para proporcionar bem-estar aos pets, alguns cuidados são uma obrigação do tutor, por exemplo alimentação adequada, higiene, cuidados com a saúde física e mental.

Por isso, preparamos este guia para orientar os tutores que desejam adotar um animalzinho, confira:

1.° Elabore uma rotina organizada

Assim como os seres humanos, os animais também necessitam de uma rotina, afinal, eles devem ter hora para dormir, comer, brincar e passear, estas são as consideradas necessidades básicas do dia a dia que os tutores devem preservar. Se a rotina é inadequada, os cães podem desenvolver ansiedade e depressão.

Por outro lado, quando a rotina está organizada, os cães sabem quando é hora de se alimentar, dormir e ir ao veterinário, por exemplo, com isso, a sensação de bem-estar pode aumentar cada vez mais, a rotina também é importante para os cães que estão em tratamento médico, assim, eles sabem a hora certa de tomar a medicação.

2.° A alimentação deve ser balanceada 

Este fator é de extrema importância, já que pode impactar na longevidade dos cães, é necessário pesquisar sobre o volume de comida que cada cão pode suportar, estude as características de cada raça, incluindo peso, tamanho, etc.

Não esqueça de observar o peso corporal, assim, o cão deve manter seu peso saudável, se precisar conte com o apoio de um nutricionista, para que ele possa criar um cardápio adequado às necessidades do seu cão, atualmente, os tutores de cães podem incluir carnes e vegetais na dieta do seu amigo canino.

No entanto, é importante que seja supervisionado por um veterinário nutricionista, também é fundamental evitar os alimentos proibidos para os cães.

3.° Proporcione uma rotina de passeios regulares 

Uma das dicas mais importantes para manter meu cachorro saudável e feliz, você deve levá-lo para passear, entretanto, o passeio garante a realização de atividades físicas e convívio com outros seres humanos e animais. Com o passeio, os cães poderão manter o contato com a terra, cavar e sentir cheiros diversos e novas texturas. 

Além disso, com o passeio os tutores podem observar se os cães estão apresentando alguma dificuldade de locomoção, pois pode ser problema de ortopedia que deve ser tratado com especialista. Mesmo que os tutores tenham uma rotina agitada, eles devem reservar pelo menos 20 minutos para passear com o pet.

4.° Os tutores devem incentivar as brincadeiras e interação social

Para garantir a socialização, os tutores de cães devem respeitar as personalidades dos mesmos, pois como sabemos os animais podem ter preferência a vários tipos de socialização, por exemplo, alguns animais podem manter distância, apenas observando as brincadeiras dos outros animais.

Para que não haja perigo aos outros animais e seres humanos, é primordial manter o cartão de vacinação em dia, a socialização é importante para todos os cães, principalmente aos filhotes.

5.° Os cães devem ser frequentemente estimulados 

Os estímulos são necessários para manter meu cachorro saudável e feliz, assim, eles poderão testar alimentação interativa, cheiros, texturas e sensações. Dessa forma, os tutores podem estimular os sentidos visuais, de olfato, tato, audição e paladar.

manter meu cachorro saudável e feliz

Veja abaixo, algumas dicas para manter o cão sempre estimulado, confira:

  • Ofereça ao seu cão os brinquedos interativos, estes por sua vez, podem substituir o petisco;
  • Os brinquedos que fazem barulho, atraem a audição do seu pet;
  • Escolha lugares diferentes para o passeio, assim eles podem testar cheiros, texturas e estímulos visuais diferentes;
  • As atividades de contato com a natureza traz saúde física, mental e emocional, por exemplo praias, trilhas e áreas arborizadas;
  • As atividades mentais também são necessárias, ensine comandos, ofereça treinamentos e jogos para estimular o raciocínio.

6.°  Cuide do espaço do cão e respeite 

É necessário disponibilizar um espaço que seja seguro, confortável e acolhedor, para isso, você deve manter a higiene com produtos que não afetam a saúde do cão, com o espaço adequado os cães não devem se sentir perturbados e sozinhos.

Os tutores também podem oferecer um rodízio de brinquedos, para tornar o local mais agradável, somente com estes procedimentos, podemos evitar problemas como estresse e inseguranças, estes problemas por sua vez, podem transformar o animal em recluso e antissocial. 

7.° Mantenha as consultas em dia 

Os cães podem dar sinais de problemas de saúde, por isso, para manter meu cachorro saudável e feliz, as consultas ao veterinário devem ser regulares, os tutores devem analisar os sintomas abaixo:

  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Corrimento nasal e ocular;
  • Tosse;
  • Tiques nervosos;
  • Convulsões e paralisias.

Também é importante manter a carteira de vacinação em dia, se os tutores não levam os cães ao veterinário, não há como manter meu cachorro saudável e feliz, eles podem desenvolver doenças que podem levá-los ao óbito. 

Conclusão 

Portanto, através desse guia exploramos várias dicas que trazem saúde e fidelidade ao amigo de 4 patas. Dessa forma, com o cuidado compartilhado podemos manter meu cachorro saudável e feliz, assim, seu cão deve ter uma vida plena e feliz.

Para estimular a saúde da mente, você deve ensinar novos truques,  assim, a mente do cão estará ativa e útil. Os truques, por outro lado, podem ser ensinados aos cães mais velhos, pois ajuda a manter o cérebro e o corpo mais jovens e protege contra problemas de saúde.

Estas práticas devem ser implementadas diariamente, para que o animal possa se manter sempre saudável, com isso, o vínculo é mantido entre o cão e o tutor. Para os cães o cuidado e os compromissos diários são muito mais que uma demonstração de carinho e afeto, com estes cuidados, os tutores conseguem equilibrar saúde e felicidade.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião