Devo dar ração seca ou úmida para meu cachorro?

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

Qual a melhor opção: ração seca ou úmida para meu cachorro? Muitos tutores de cães, mesmo aqueles com mais experiência, possuem dúvidas sobre o tipo de ração que deve ser oferecida aos cães, é necessário saber escolher os alimentos para os cães, assim, eles terão uma vida mais longa.

Atualmente, o mercado está repleto de marcas de ração, que podem ser saudáveis ou não, os tutores de cães devem ficar atentos com os ingredientes e com a quantidade de ração. 

O que é mais eficiente: ração seca ou úmida para meu cachorro?

É importante entender que a diferença para cada tipo de ração está na umidade que cada uma apresenta, a qualidade, por sua vez, não tem muita diferença, os tutores de cães devem considerar quais são os benefícios e desvantagens que cada tipo de ração oferece.

Abaixo, apresentaremos quais as características que cada ração possui, também temos que considerar o tamanho e o peso do cachorro, confira:

Ração Seca 

A ração seca é a opção mais comum que podemos encontrar no mercado, esta ração possui um valor mais acessível e pode ter uma durabilidade maior, os tutores de cães podem comprar um pacote para um mês e guardá-la tranquilamente.

Esta é uma ração que tem por finalidade ajudar a limpar os dentes dos cães, podendo impedir a propagação do tártaro. 

Desvantagens – Alguns animais podem apresentar dificuldades para ingerir esta ração, para os cães idosos, a dificuldade está na ração, já que há a ausência de dentes.

Ração Úmida 

Para escolher entre ração seca ou úmida para meu cachorro, é fundamental pesquisar sobre os dois formatos de ração, a ração úmida traz benefícios a respeito de palatabilidade, por isso, os caninos preferem mais a ração úmida.

Nessa ração, a quantidade de líquidos está presente em maior quantidade, esta ração pode ajudar a prevenir os problemas renais, em ambientes mais quentes. Todavia, os tutores de cães devem observar qual a quantidade de sódio que consta na embalagem.

Desvantagens – A ração úmida pode causar transtornos para os cães, se ficar muito tempo em exposição, poderá atrair moscas e insetos, estraga facilmente, também facilita o acúmulo de tártaro, os tutores de cães não podem desconsiderar as opiniões dos veterinários na escolha da ração.

Afinal, qual a melhor opção?

Para decidir sobre ração seca ou úmida para meu cachorro, é primordial que uma pesquisa seja realizada, não deixe de consultar um veterinário sempre que for necessário. Se o cachorro for filhote ou um jovem/adulto, ele pode preferir a ração seca, por isso, você deve caprichar no recipiente de água.

Ração seca ou úmida para meu cachorro

Os cães mais idosos podem ter preferência pela ração úmida, misturada com a ração seca, os cães mais velhos são acostumados com a ração mais seca, se possível busque ajuda de um veterinário nutricionista para que ele possa fazer um cardápio apropriado.

Dicas para escolher a melhor ração 

Além de aprender sobre a ração seca e úmida, algumas dicas podem ajudar os tutores a escolherem com mais eficiência a ração para o seu cãozinho, abaixo, apresentaremos algumas dicas úteis:

Itens essenciais em uma ração 

Para que uma ração seja considerada completa, é necessário que ela tenha: proteína de excelente qualidade, gorduras saudáveis, carboidratos, vitaminas e minerais.

Itens que devem ser proibidos na ração 

De acordo com os veterinários, uma ração não pode ter conservantes artificiais, por exemplo, BHA, BHT e etoxiquina, que podem prejudicar a saúde do seu pet, também não pode conter enchimentos como: subprodutos de carne e farelo de glúten de milho, pois podem causar desconforto gastrointestinal.

Tipos de ração 

Embora a ração seca seja a mais popular, os tipos mais comuns que encontramos são:  standard, premium e super premium, abaixo, apresentaremos um pouco sobre cada uma delas: 

– Standard: É a mais comum e mais acessível, possui menor quantidade de nutrientes, se os tutores possuem um orçamento mais limitado, esta pode ser uma boa opção, esta ração deve ser oferecida com cautela.

– Premium: Os ingredientes são de qualidade, por isso, o valor pode ser mais caro, possui benefícios nutricionais adicionais, que melhoram a digestão, mantendo fortalecido o sistema imunológico.

– Super Premium: Esta é a opção mais cara, devido a uma boa qualidade dos ingredientes, pode melhorar a digestão e, mantém a pelagem mais saudável.

Qual a melhor ração para os filhotes?

Se você é um tutor de primeira viagem, saiba que não são todas as rações que são indicadas para filhotes, abaixo, mostraremos quais são as mais recomendadas:

1.° Royal Canin Junior

Para que o cão possa ter um desenvolvimento saudável, os tutores de cães devem ficar atentos com as marcas que existem no mercado, esta é uma marca que possui rações próprias para filhotes, afinal, contém ômega 3 e ômega 6 na sua fórmula.

Devido aos seus nutrientes, pode manter a saúde dos pelos e pele do animal, saúde cardíaca, cognitiva e muscular, é uma excelente fonte de proteínas, possui fibras, vitaminas e minerais. 

2.° PremieR Filhotes

Proporciona um crescimento saudável para o pequeno cão, pois pode atender cães de várias raças, os elementos glucosamina e condroitina garantem a manutenção da saúde do filhote, sua fórmula é completa com uma excelente qualidade e suplementação de componentes adequados.

3.° Ração N&D Puppy

Além de ser uma linha completa, apresenta uma fórmula mais natural, já que contém 70% de proteína de origem animal, com uma alimentação natural balanceada, os cães podem ter alta digestibilidade e palatabilidade. 

Conclusão

Portanto, para escolher entre ração seca ou úmida para meu cachorro, é de extrema importância considerar as características e idade do seu cão, também não deixe de conversar com o veterinário para que ele possa ajudá-lo (a) a escolher a melhor opção disponível no mercado.

Não foque apenas na marca, é necessário analisar todo o conjunto, não deixe de analisar o rótulo e verificar quais são os nutrientes disponíveis, assim como os humanos, os cães também necessitam de uma boa alimentação para fortalecer seus músculos e o sistema imunológico. 

Os cães não podem consumir alimentos que possuem conservantes, pois podem desenvolver transtornos alimentares irreversíveis, antes de oferecer o alimento ao seu cão, leia com atenção o rótulo e na dúvida não ofereça o alimento e pergunte ao veterinário.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião