Alimentação adequada para filhotes de cães

Por Fábrica de Artigos 9 Minutos de Leitura

Após a amamentação, é necessário introduzir a alimentação adequada para filhotes de cães, algumas rações já são apropriadas para filhotes, estes alimentos possuem os seguintes nutrientes: proteínas, vitaminas, minerais, fibras, que são essenciais para o crescimento e fortalecimento dos filhotes. 

Antes de escolher uma boa ração, é importante olhar as informações que constam nos rótulos, abaixo, apresentaremos alguns princípios que podem facilitar a escolha da alimentação.

7 Dicas para escolher a alimentação adequada para filhotes de cães!

A alimentação é uma grande aliada dos filhotes, por isso, os tutores de cães devem ter atenção aos mínimos detalhes, se necessário peça ajuda de um veterinário nutricionista, veja mais alguns cuidados fundamentais para a alimentação adequada para filhotes de cães. 

1.° Procedimentos básicos 

Os pequenos cachorros, devem beber bastante água, os tutores de cães devem ter o cuidado de higienizar a tigela de água pelo menos duas vezes por dia, por não possuírem controle na bexiga, os filhotes podem fazer xixi mais de uma vez no dia.

A água é um componente útil para os filhotes, pois é através dela que o processo digestivo deve ser protegido, para os cães filhotes, o mínimo de água é meio copo a cada duas horas. Este número pode variar conforme o porte, idade e peso. 

Alguns fatores como doenças, clima, administração de medicamentos, afetam a hidratação canina, por isso, informe o veterinário se perceber que seu pet não quer beber água. 

2.° Não dê ração de adultos 

Para que não haja problemas com a digestão, os filhotes de cães devem consumir alimentos de acordo com a sua faixa etária, deve ser oferecido uma pequena quantidade de ração, os filhotes necessitam de uma dieta nutritiva, para atender às suas necessidades, a formulação precisa ser de qualidade.

Os cãezinhos também não podem comer comida de gente, somente quando já são adultos, é possível dar alguns alimentos como a batata-doce, por exemplo. 

3.° Quais as informações devemos observar nas embalagens?

A ração ideal para um filhote, deve conter a quantidade necessária de nutrientes, geralmente, nas embalagens os nutrientes podem ser listados em ordem decrescente de proporção, também é importante consultar se existe uma descrição específica sobre a origem da carne e fibras, se a ração contém informações vagas sobre um determinado nutriente. os tutores de cães devem evitar.

As demais informações que os tutores devem procurar na embalagem da ração, são as seguintes:

Fonte de proteína: A carne ou peixe possuem muita proteína, este por sua vez, costuma ser o primeiro item da lista, na ração, também temos fontes específicas, por exemplo, frango, salmão, cordeiro.

– Fonte de gordura: A gordura pode ajudar na manutenção da pele e do pelo do seu pet, no caso do ômega-3 e ômega-6, este nutriente pode controlar as inflamações e, previne a trombose, as fontes de gordura ideais são gordura de frango. 

– Carboidratos e fibras: O arroz é a fonte mais indicada para filhotes, pois o milho não é muito fácil de digerir, embora seja uma ração mais econômica, na dúvida sempre consulte o veterinário para escolher a melhor opção.

4.° Quantidade mínima de ração  

Para definir a quantidade de ração, os tutores de cães devem observar diversos fatores, por exemplo, idade, raça, porte e nível de atividade, os filhotes menores de 6 meses, são alimentados 3 vezes ao dia, nos pacotes de ração, os tutores poderão encontrar as diretrizes de alimentação.

5.° Conservantes naturais ou artificiais 

Para que a ração possa durar, é fundamental que haja conservantes, seja eles naturais ou artificiais, os conservantes artificiais mais antigos utilizados na fabricação são: butil-hidroxianisol (BHA) e dibutil-hidroxitolueno (BHT).

Alimentação adequada para filhotes de cães

Alguns tutores podem optar pelos conservantes naturais, que são: vitamina E, ácido ascórbico (vitamina C) e extratos de plantas, por outro lado, os conservantes naturais são mais caros e apresentam uma durabilidade menor.

6.° Ração úmida ou seca na alimentação adequada para filhotes de cães?

Esta é uma dúvida que afeta até os tutores que são mais experientes, já que a ração úmida e seca possui as suas vantagens, por exemplo, a ração enlatada contém 80% de água, então, a ração pode manter o cão hidratado por mais tempo.

Os tutores de cães devem compreender que a ração úmida apresenta menor quantidade de calorias e nutrientes, entretanto, a ração seca pode ser mantida por mais tempo na tigela.

7.° Comida caseira ou ração pronta?

Preparar os alimentos dos cães em casa, pode ser a solução para não deixar faltar nenhum nutriente, no entanto, alguns tutores podem ter dificuldades para calcular o equilíbrio certo de alimentos e grupos de alimentos, este procedimento é necessário para disponibilizar a alimentação adequada para filhotes de cães. 

Para os filhotes mais jovens, é recomendado que seja oferecida a ração pronta que pode ser encontrada em pet shops, assim, os pets podem consumir os nutrientes necessários para proteger seu sistema imunológico.

Se deseja preparar uma dieta caseira, consulte o veterinário para que ele possa orientar sobre a formulação adequada, com isso, as necessidades nutricionais do seu filhote estarão em dia.

Benefícios da ração para os cães 

Após escolher a alimentação adequada para filhotes de cães, os tutores de cães não podem esquecer que estes alimentos apresentam os seguintes benefícios:

Nutrientes na quantidade adequada para cães

Na ração, já encontramos a quantidade certa de minerais, vitaminas, proteínas, carboidrato, o cão adulto nunca deve comer a ração do filhote, os tutores devem respeitar a faixa etária dos cães.

Grãos adaptados para bocas pequenas

A ração para cães filhotes já foi fabricada para bocas pequenas, dessa forma, o pet não sentirá dificuldades na mastigação, é primordial evitar a ração dos cães adultos, pois pode prejudicar os dentinhos dos filhotes. 

Ajuda a fortalecer os ossos 

A ração para filhotes contém a quantidade balanceada de cálcio e de fósforo, que são importantes para o fortalecimento dos ossos, esses nutrientes também protegem os dentes e as articulações.

Pode facilitar o desmame 

Quando você oferece a alimentação adequada para filhotes de cães, este alimento também pode facilitar o processo de desmame, para manter o equilíbrio de nutrientes, os tutores podem mesclar a comida úmida com a comida seca, impedindo assim, que o cão tenha diarreia. 

Conclusão

Portanto, a alimentação adequada para filhotes de cães deve ser disponibilizada com bom senso por parte dos tutores, dessa forma, os nutrientes podem ser equilibrados, mantendo o cão saudável e livre de doenças, para os filhotes, os alimentos devem ser oferecidos com acompanhamento no veterinário. 

Independentemente da idade do cão, os tutores não podem oferecer os seguintes alimentos:

  • Cebola e alho;
  • Carne crua e ovos crus;
  • Chocolate;
  • Uvas e uvas passas;
  • Alimentos com xilitol;
  • Ossos e espinhas. 

Estes alimentos causam graves intoxicações, nos casos mais graves podem ocasionar o óbito do pet.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião