Como escolher o cão certo para o seu estilo de vida?

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

Antes de saber como escolher o cão certo é necessário avaliar como está o seu estilo de vida, os cães possuem características e necessidades específicas. Por isso, preparamos este guia, para ajudá-lo(a) a escolher o cãozinho adequado, outro ponto que deve ser considerado é se você reside em casa ou apartamento e, assim por diante.

Mostraremos aqui, quais são os fatores que os futuros tutores de cães devem analisar, no momento que decidem adquirir um pet!

Como escolher o cão certo? Confira 10 passos abaixo!

Para auxiliar no seu processo de escolha, apresentaremos algumas dicas que são cruciais para os futuros tutores de cães, se você pretende ter um cachorro, saiba que é uma responsabilidade a mais que você terá na sua vida, então considere os seguintes fatores a seguir: 

1.° Compare seu estilo de vida com o porte do cão

Este procedimento pode ajudar principalmente para aqueles que moram em apartamentos ou em casas pequenas, para estes casos, é indicado um cãozinho de porte médio ou pequeno, dessa forma, ele pode se locomover facilmente em espaços menores. 

No entanto, se a sua casa possui um quintal com tamanho adequado, é possível optar por um cão de porte grande, pois haverá espaço para brincar e correr. As raças de porte pequeno, são uma boa escolha para apartamento, entre elas citamos:

  • Bichon frise;
  • Boston terrier;
  • Cavalier king charles spaniel;
  • Chihuahua;
  • Cocker spaniel inglês;
  • Dachshund (salsicha);
  • Jack russell terrier;
  • Lhasa apso.

2.° Saiba analisar a energia do seu cão

O nível de energia do cachorro pode variar conforme a sua idade, por isso, é necessário pesquisar bem sobre como escolher o cão certo. Os cães com alta energia, por exemplo, são recomendados para aqueles que gostam de fazer exercícios regularmente. 

Por outro lado, aqueles que possuem um ritmo mais tranquilo, podem escolher um cão com energia moderada ou baixa, assim, eles se adaptam facilmente ao seu estilo de vida, veja o nível de energia conforme a faixa etária:

– 10 primeiras semanas: os cachorros bebês apresentam uma energia e curiosidade sem limites, na maior parte do tempo, gostam de brincar, dessa forma, é importante que eles aprendam: perseguir, correr, dar patadas, morder e lutar. 

– 10 e as 16 semanas: na fase da adolescência, os pets ainda possuem muita energia, no entanto, eles esquecem dos comandos que foram ensinados.

– 4 a 6 meses de idade: nesta faixa etária, os cães já conseguem identificar os grupos que fazem parte, afinal, este é um comportamento comum entre os cães. 

– 6 a 12 meses: quando já é quase um cão adulto, também há explosões de energia, por isso, é necessário disponibilizar uma rotina de exercícios, para que o cão possa se manter ativo. 

3.° Analise o temperamento do cão

Os futuros tutores, precisam analisar atentamente o comportamento dos cães, existem cães que são independentes por natureza, por outro lado, encontramos cães que são extremamente sociáveis. Para descobrir o temperamento do cão, é possível realizar testes. 

O cachorro pode ser, por exemplo, submisso e dominador, para uma família que gosta de receber visitas, o ideal é que o cão seja amigável e sociável. Dessa maneira, aqueles que residem sozinhos devem ter um cão mais reservado, que possui um temperamento mais calmo. 

4.° Entenda quais são as necessidades do cão

Os cães podem ter necessidades específicas, que podem variar conforme as raças. Entre os cuidados mais relevantes, citamos: escovação e banhos frequentes, idas regulares ao veterinário, etc.

Antes de pesquisar sobre como escolher o cão certo, é necessário analisar as características de cada raça. Do mesmo modo, você conseguirá entender quais são cuidados que seu cão necessita, para se manter confortável. 

5.° Pesquise por abrigos de animais e procure conversar com outros tutores

Não se esqueça que cada cão é único, não há uma fórmula para a escolha do cão perfeito. Quando você visita um abrigo, é possível interagir com cães de todos os tipos, assim, você pode criar uma conexão única.

Como escolher um cão

É importante conversar com criadores, para obter informações específicas sobre raças e características, com isso, através dessas informações, a tomada de decisão é mais simples. 

6.° Entre em contato com outros especialistas

Os profissionais podem ajudá-lo(a) sobre como escolher o cão certo, defina uma lista com especialistas em comportamento canino, veterinários, adestradores e criadores responsáveis, eles podem montar uma lista de cães que atendem à sua necessidade.

Somente um profissional capacitado pode ter conhecimentos suficientes, para esclarecer as dúvidas do futuro tutor, eles informam sobre personalidade e preferências, essas informações podem facilitar as decisões. 

7.° Verifique qual o seu tempo disponível para cuidar do cão

Se você trabalha fora, tem filhos pequenos e é casado(a), então é necessário analisar o quanto de tempo possui para cuidar de um cãozinho. Afinal, há algumas raças que necessitam de mais atenção, treinamento e interação social, por sua vez, outras raças apresentam comportamentos mais independentes.

Para aqueles que possuem uma rotina mais agitada, escolha um cão que consegue conviver boa parte do tempo sozinho.

8.° Estude o seu ambiente

Verifique como é o dia a dia da sua casa, comportamento dos familiares, se gostam de receber visitas e, assim, por diante. É importante considerar se você reside em área urbana com muito movimento. 

Nesse sentido, temos que escolher um cão mais tranquilo e adaptável a diferentes momentos, é uma escolha perfeita. Contudo, se você tem uma casa maior, pode escolher um cão mais agitado e de maior porte.

9.° Este é um compromisso de longo prazo

Quem deseja ser um tutor de cão, é fundamental saber que este é um compromisso de longa duração. Os cães são um membro da sua família, que fazem parte dos momentos bons e ruins. Você deve se preparar para cuidar, alimentar, educar e amar seu cão, enquanto ele permanecer vivo.

10.° Estabeleça uma relação saudável e duradoura

Os tutores devem ter uma conexão pessoal, pois os cães são únicos. No momento da escolha dos cães, não considere somente os aspectos físicos, devemos considerar a personalidade e a interação que você desenvolverá com o cão.

Esta é uma oportunidade de desenvolver memórias preciosas, com uma relação saudável e agradável para o seu pet.

Conclusão

Portanto, se você tem dúvidas sobre como escolher o cão certo, faça um checklist da sua rotina diária. Para quem mora em apartamento, crie uma lista com as principais raças. O mesmo deve ser feito se você reside em terrenos maiores, lembre-se que, os cães necessitam de conforto e atenção.

Antes de escolher ser tutor de um cão, faça uma pesquisa detalhada sobre as raças, características e cuidados específicos, se possível peça ajuda de um especialista. 

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião