Quais são os sinais de que o cachorro está doente?

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

Os tutores de cães podem observar os sinais de que o cachorro está doente, os cachorros saudáveis estão sempre dispostos para brincar e comer, quando os cães começam a ficar muito quietos já significa um sinal de alerta, existem diversos sinais que os tutores devem ficar atentos.

O primeiro sinal que os tutores de cães devem ter atenção, é justamente com a mudança de comportamento, abaixo, mostraremos mais alguns sinais importantes.

10 sinais de que o cachorro está doente!

Quando o cachorro está doente, ele pode apresentar alguns sintomas clássicos, por isso, se você é tutor de cães fique atento à lista que preparamos abaixo, qualquer dúvida, consulte o veterinário do seu pet. 

1.° Hálito ruim

É importante compreender que, o mau hálito canino não é normal, este odor pode ser sintomas de doenças bucais, outros sintomas de doenças bucais são:

  • mau hálito;
  • corrimento nasal;
  • perda de dentes;
  • espirro frequente;
  • gengiva avermelhada;
  • dificuldade para fazer as refeições.

Os cães podem desenvolver doenças como: Lesões endodônticas, gengivite, doença periodontal, tumores. Se o cão também apresentar perda de apetite, procure um veterinário imediatamente.

2.° Olhos amarelados 

Observe atentamente o olhar do seu pet, este pode ser um dos sinais de que o cachorro está doente, quando o cão estiver com icterícia, a parte branca do olho pode ficar amarelada, veja os motivos que podem deixar os olhos dos cães amarelos:

  • cão com obesidade, problema de gordura no fígado;
  • hepatite crônica;
  • hepatite, devido à reação de medicamentos;
  • cachorro diabético; 
  • cinomose infecciosa;
  • cachorro apresenta problemas de nutrição e ausência de vitaminas;
  • cirrose hepática;
  • intoxicação.

Além de utilizar os medicamentos que estão prescritos pelos veterinários, os tutores de cães também podem realizar mudanças na alimentação e, ainda, podem preparar chá de boldo, chá de jurubeba e hortelã, se os olhos e as gengivas estão amarelas, isso é um sinal de alguma doença hepática.

3.° Eles correm atrás do próprio rabo

Este procedimento pode indicar sintomas de epilepsia, os tutores de cães devem ter atenção, principalmente com os animais mais velhos, em cães e gatos a epilepsia pode se manifestar de duas maneiras: convulsões generalizadas ou focais. 

No primeiro momento – a descarga elétrica prejudica o funcionamento do corpo todo, pode aumentar inclusive a tensão dos músculos, o animal pode cair com os membros esticados.

No segundo momento – Aqui, o processo de relaxamento e tensionamento é relativamente rápido, com isso, provoca movimentos bruscos.

É importante observar, afinal, as convulsões focais podem ocorrer em algumas regiões do corpo, para esta situação, os sintomas mais comuns são: vômito, diarreia, desconforto abdominal, salivação excessiva, deglutição repetitiva e lambedura compulsiva de tapetes.

4.° Lamber as patas de maneira excessiva

Este pode ser um grande sinal de alergia, cães e gatos podem lamber as patas de modo extremamente excessivo, quando levar o cão no veterinário, não esqueça de informar sobre esta atitude do seu cão.

5.° Permanecer com a cabeça inclinada 

Embora seja uma das poses mais fofas, os tutores de cães devem analisar quanto tempo os cães permanecem nessa posição, afinal, o movimento lateral pode indicar problema de inflamação auditiva, outros sintomas para esta inflamação podem ser:

Sinais de que o cachorro está doente

 

  • coceira muito intensa, provocando assim, ferida na orelha do animal;
  • balançando a cabeça frequentemente;
  • permanece com a cabeça inclinada para um lado, na região que a dor se desenvolve;
  • cheiro muito forte no ouvido. 

6.° Verificando a saúde da visão

Apenas tire uma foto com o flash ligado, dessa forma, você consegue ver se os olhos estão brilhantes, por outro lado, marque uma consulta com o veterinário do seu pet. Os cães de idades mais avançadas, podem desenvolver o glaucoma, a visão é um dos sinais de que o cachorro está doente.

Esta é uma doença grave que pode danificar o funcionamento da retina, outras doenças oculares comuns em cães são:    

  • Conjuntivite (olho rosa);
  • Ceratoconjuntivite Seca (olho seco);
  • Olho de cereja; 
  • Glaucoma;
  • Catarata.

7.° Problemas com quedas de pelos 

Os cães soltam pêlos normalmente, contudo, se houver o excesso de quedas, é necessário buscar ajuda de um veterinário, pois é provável que haja alergias, ácaros ou algum problema hormonal.

8.° Paralisia facial do cachorro

A paralisia facial pode ser um dos sinais de que o cachorro está doente, a paralisia é a ausência de movimentos auriculares e labiais, se o cão está apresentando este sintoma, peça ajuda de um veterinário urgente, já que pode ser um sintoma de hipotireoidismo.

O nervo facial, por sua vez, pode ser tratado com acupuntura, este problema pode ocorrer por diversos motivos, sendo que, os mais comuns são: traumas diversos, excesso de limpeza de orelha, agravamento de doenças infecciosas e, assim por diante. 

9.°  Problemas bucais no cachorro doente

Para descobrir é necessário olhar a boca do animal, caso haja gomas irregulares, é importante levá-lo ao veterinário, entretanto, este problema pode ser sinal de gengivite e desidratação. Assim como os seres humanos, os cães também podem desenvolver muitas doenças bucais, as mais graves são os tumores. 

10.° Nariz escorrendo – Principais sinais de que o cachorro está doente

Um simples resfriado pode ser um problema para os cães, pois eles podem ter uma infecção por fungos, isso pode atrapalhar a sua recuperação, o xarope de uso veterinário pode aliviar os sintomas, logo é fundamental que haja acompanhamento com o especialista. 

Outros sintomas preocupantes podem ser: olhos vermelhos, sede em excesso, focinho áspero, comer objetos não comestíveis, alterações constantes de humor. Os tutores de cães devem manter o local onde os cães vivem sempre limpos, a vasilha que os cães comem também precisa permanecer higienizada.

Não basta apenas levar ao veterinário, a higienização do pet também pode agilizar a sua recuperação, neste período evite o contato com outros animais, para inibir a propagação de doenças na sua região.

Conclusão

Portanto, agora que mostramos os principais sinais de que o cachorro está doente, observe-o diariamente, se for necessário procure um veterinário, nunca dê medicamentos para o cão sem receita médica, até as receitas caseiras necessitam de cuidados, já que os cães não aceitam qualquer substância.

Se deseja oferecer uma receita mais natural, procure a fitoterapia para cães, ou as farmácias de manipulação para pets, nesses locais os profissionais são treinados para calcular a medida certa do medicamento que será oferecido ao cão.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião