Raças de cães mais incomuns do mundo: conheça as 10 mais populares!

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

De acordo com a Organização Canina Mundial, atualmente, são 360 raças diferentes no mundo, abaixo, separamos as raças de cães mais incomuns do mundo. Com o passar dos anos, algumas raças deixaram de ser comuns, devido a diversos fatores, como geografia e perda de interesse de criadores.

Por isso, criamos uma pequena lista com as 10 raças incomuns que encontramos no mundo, confira!

10 Raças de cães mais incomuns do mundo!

Podemos encontrar cães de várias raças, até aquelas que são menos populares, ou então, são específicas de determinadas regiões do mundo, veja algumas dessas raças a seguir:

1.° Lundehund norueguês

Até o momento, encontramos 3 mil lundehunds noruegueses, esta raça era utilizada para a caça de papagaios-do-mar, nos tempos recentes, foi treinada para parceira de trekking, devido ao fato de as suas patas possuírem 6 dedos, eles são perfeitos para caminhar nas montanhas.

Este é um cão do tipo Spitz, é também popularmente chamado de  Puffin Dog, nos seus ninhos, esta é uma das Raças de cães mais incomuns do mundo, já que possui seis patas, seu tempo médio de vida é de 12 a 15 anos, é provável que haja 1.400 exemplares somente.

2.° Lagotto romagnolo

O nome quer dizer “cachorro do lago de Romagna (ITA)”, esta raça foi desenvolvida com o objetivo de ajudar na caça de aves aquáticas, das regiões pantanosas da cidade italiana. Devido a escassez de pântanos, eles passaram a ser treinados para caçar trufas.

Este é um cogumelo que se desenvolve no interior da terra, em uma profundidade de 4 a 40 centímetros.

Estes cães possuem um olfato extremamente apurado, por isso, conseguem localizar estas trufas, apresentam as seguintes características:

  • 50 cm de altura;
  • peso aproximado de 15 kg; 
  • Fêmeas possuem estatura menor);
  • São dóceis. 

Também podem caçar em águas geladas, porque os pelos protegem do frio, no início este cão era utilizado para caçar patos.

3.° Otterhounds

Esta é uma raça inglesa, graças às suas patas espalmadas, são excelentes nadadores, por isso estão na lista das raças de cães mais incomuns do mundo. No ano de 1979, no Reino Unido, foi proibido durante um curto período de tempo, a caça das lontras.

Mais tarde, foi descoberto que o problema estava nos pesticidas, no entanto, esta população de cachorros, nunca mais se recuperou completamente, infelizmente, encontramos apenas 1 mil otterhounds, no mundo todo. Veja agora, algumas características relevantes dessa raça:

– Altura: 27 polegadas (masculino), 24 polegadas (fêmea); 

– Peso: 115 libras (masculino), 80 libras (feminino); 

– Expectativa de vida: 10 a 13 anos.

4.° Mudi

Estes são os cães de pastoreio na Hungria, na Finlândia, eles foram utilizados para ajudar no resgate de animais, a linhagem tem origem no século XIV, porém, durante o regime nazista, os cães foram mortos, graças aos esforços para elevar a população, hoje em dia, encontramos alguns milhares. 

5.° Azawakh – Raças incomuns

É comumente confundido com os populares de galgos, como o galgo italiano e o whippet, os azawakhs possuem origem nos tempos antigos, na África Ocidental, também no objetivo de ajudar na caça. São uma das raças mais antigas do mundo, todavia, somente conquistaram a América na década de 80.

10 Raças de cães mais incomuns do mundo

Este é um cachorro magro de aparência mais frágil, entretanto, as aparências podem enganar, por sua vez, este cachorro tem os músculos fortes, apropriados para desafios de caça. 

6.° Bergamasco

Sua pelagem apresenta 3 tipos de fios, que parecem que estão emaranhados, trata-se de uma antiga raça de pastores, de origem Pérsa, os pelos garantem proteção das ações externas do ambiente, este é um cachorro inteligente, independente e sociável, sendo assim, é necessário que haja exercícios regulares.

7.° Skye terrier – Raças incomuns

São extremamente úteis para a caça de raposas, são encontrados com mais facilidade na Ilha de Skye, na Escócia, esta é considerada uma raça astuta, leal e teimosa, contudo, é uma raça fácil de treinar, há uma pelagem de cobertura e de subpelo, que necessita de cuidados específicos.

Nesse sentido, este cachorro não é recomendado para iniciantes, é indicado que a sua escovação seja realizada a cada 2 dias, esta raça também pode viver em apartamento. 

8.° Telomian

Sua raridade ocorre devido à sua origem, por isso, está na lista das raças de cães mais incomuns do mundo, é um cachorro que foi criado pelo povo Orang Asli, da Malásia, apresenta características únicas, facilitando dessa forma, a caça de ratos e cobras.

Esta raça também pode subir escadas, tem a principal característica de ser protetor, já que os habitantes da floresta apenas entravam nas casas sobre palafitas, depois de utilizar o cão para conferir se estava tudo bem. 

É uma das raças de cães mais incomuns do mundo, pois o cão não late, é uma raça totalmente estranha, afinal, podem emitir outros sons, por exemplo, uivar, rosnar e cantar.

9.° Spitz finlandês – Raças incomuns

É um cão com pelagem avermelhada, é de origem finlandesa, é destinado para a caça de pequenos animais e pássaros, embora tenha um tamanho pequeno são ativos e atléticos, assim, é importante realizar bastante exercício.

Existem outros cães que fazem parte do  grupo Spitz, é um grupo que possui características físicas parecidas, este cão é leal à família, aqui no Brasil, o canil dessa raça não é muito comum. 

O primeiro cachorro finlandês surgiu em 1892, entretanto, apenas foi reconhecido em 1988 pelo American Kennel Club, as raças mais conhecidas desse grupo são:  Lulu da Pomerânia até o Spitz Grande. 

10.° Griffon de Bruxelas

Este cão encontra-se sempre em alerta, é útil para proteger a sua família, estes cães são conhecidos como: Griffon Belga, Griffon de Bruxelas, Pequeno Brabação e Grifo da Bélgica. Para mantê-lo ativo faça uma rotina de exercícios regulares, este é um cão braquicefálico, que necessita de cuidados em caminhadas mais longas.

Sua expectativa de vida é de 15 anos, com 28 cm de altura, com peso de 5 kg. 

Conclusão

Portanto, quais são as raças de cães mais incomuns do mundo que chamaram a sua atenção? Pretende comprar alguma delas acima? Lembre-se que, para ser um tutor de qualquer cachorro, é necessário dedicação, também temos que ter cuidado com a escolha da alimentação, já que algumas raças requerem cuidados específicos.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião