10 curiosidades sobre a inteligência canina

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

Mostraremos agora, algumas curiosidades sobre a inteligência canina. É importante saber que, as raças podem ter inteligências em graus diferentes, no mundo todo, podemos perceber que a capacidade de entendimento dos cães chama a atenção.

Preparamos, então, este artigo, para que você aprenda um pouco mais sobre esta inteligência, incluindo a complexidade e a variedade de habilidades mentais, que todas as raças possuem em graus diferentes.

Quais são as curiosidades de destaque sobre a inteligência canina? 

A inteligência dos cães é impressionante, isso ocorre devido aos seus sentidos, como o olfato que são bem apurados, alguns cães já conquistaram medalhas PDSA Dickin devido a eficiência das suas narinas, geralmente, estes cães podem servir em guerras, como a do Iraque, por exemplo. 

Abaixo, apresentamos algumas curiosidades sobre a inteligência canina, 

que impressionam o mundo todo. 

1. ° São muitas as raças inteligentes

São várias raças de cães que encontramos no mundo, a diversidade se equipara à inteligência. As raças, por sua vez, possuem habilidades cognitivas totalmente diferentes entre si. 

Por exemplo, as raças Border Collie e o Pastor Alemão sempre são aprovados em testes de inteligência, por outro lado, o Bulldog Francês, apresentam excelentes habilidades sociais.

Abaixo, apresentamos algumas raças mais inteligentes do mundo, segundo o National Geographic Brasil, confira:

  • Border Collie;
  • Poodle;
  • Pastor alemão;
  • Golden retriever;
  • Doberman pinscher;
  • Cachorro pastor de Shetland;
  • Labrador retriever;
  • Spaniel anão continental;
  • Rottweiler;
  • Boiadeiro australiano.

De acordo com a classificação de Coren, estes cães conseguem compreender os comandos dos adestradores com facilidade, eles possuem uma capacidade de responder aos comandos na primeira vez em até 95% dos casos.

Devemos lembrar que, há diferenças entre as inteligências e uma variação individual entre os próprios cães. 

2.° Compreendem perfeitamente a linguagem do ser humano

Os cães com inteligência canina desenvolvida, conseguem compreender a comunicação do ser humano. Existem diversos comandos verbais que os pets podem aprender facilmente, ou quando necessário com ajuda de um adestrador. 

Os cães possuem a capacidade de entendimento  da entonação da voz humana, eles também podem perceber as emoções devido à variação do tom da voz.

3.° Os cães desenvolvem a empatia e compreensão emocional:

Os cães sentem as emoções humanas da mesma maneira, eles devem responder a elas. Por exemplo, eles sentem claramente quando os tutores estão tristes, alegres ou estressados, proporcionando para eles conforto e companhia.

Devido a sua empatia, eles possuem uma grande compreensão emocional, por conta dessas características, os cães são grandes amigos conectados aos seus tutores.

Os cães compreendem as emoções primárias, por exemplo, medo, alegria, surpresa, raiva, nojo e medo, embora ainda não haja uma comprovação científica. O cérebro dos cães contém o sistema límbico, é um conjunto de conexões que facilita o gerenciamento de determinados estímulos.

Estes estímulos, entretanto, se referem à memória, o instinto sexual, a personalidade e a conduta, por isso, os cães podem interpretar os nossos sentimentos e reagir para nos ajudar, a habilidade emocional dos cães permite assimilar, perceber, compreender e regular, tudo isso, graças a sua inteligência emocional.

4. ° Ajudam a resolver problemas

Nos casos mais críticos, como o COVID-19, por exemplo, os cães já estão sendo treinados para identificar pessoas contaminadas. Com um treinamento apropriado, eles desenvolvem habilidades como abrir portas e salvar vidas em incêndio, depois do treinamento sua inteligência é fascinante. 

inteligênica canina

Todavia, essa inteligência canina pode alterar conforme as raças, encontrar soluções para problemas diversos é uma habilidade que pode superar até os humanos.

5. Olfato Excepcional

A capacidade olfativa que os cães apresentam não se trata apenas de um superpoder biológico, por outro lado, percebemos também uma demonstração de inteligência adaptativa. 

Com isso, é possível treiná-los para farejar drogas, descobrir doenças e localizar desaparecidos. Seu olfato é único no reino animal, já que possui uma inteligência específica e especializada, esta inteligência, porém é ignorada por humanos.

Conforme a raça canina, a capacidade auditiva é em torno de capacidade 10 mil a 100 mil, no seu nariz, os veterinários encontraram cerca de 300 milhões de receptores olfativos. 

6.° Os cães aprendem com observação – Inteligência canina

Os cães aprendem com muita facilidade, apenas observando o comportamento do adestrador. Eles também . Essa capacidade de aprendizado social destaca a inteligência social dos cães, contribuindo para a formação de vínculos e comportamentos colaborativos.

7.° Habilidades para natação

Os cães apresentam habilidades de natação perfeitas, que podem ajudar no resgate, alguns cães conseguem a Ordem de Mérito PDSA, os cachorros com essa habilidade, podem se transformar em cães de resgate aquático.

Para incluir o cachorro em alguma escola de natação para cães, os tutores devem ter muito cuidado, principalmente com relação à higiene, a natação pode ser extremamente necessária para os cães, pois pode melhorar o condicionamento físico, melhorando o funcionamento musculoesquelético e metabólico.

8.° Desenvolvem habilidades matemáticas

Os pets podem aprender a contar números facilmente, apenas observando outros tutores. Eles conseguem, por exemplo, compreender as diferenças numéricas e identificar os padrões básicos. Através de um bom treinamento, esta é uma habilidade que pode ser aprimorada, dessa forma, percebemos o quanto a inteligência canina pode impressionar.

9.° Desenvolvem excelente comunicação

Outro item que faz parte da inteligência canina é a comunicação, afinal, não é somente através de latidos e rosnados, que há a comunicação. Os cães podem utilizar várias expressões faciais e linguagem corporal para facilitar a comunicação. 

Entretanto, a sua capacidade de comunicação é incrível, os cães também podem ter adaptabilidade notável, no ambiente que estão vivendo no momento.

10.° Se adaptam aos recursos tecnológicos

Os cães possuem capacidade de utilizar os recursos tecnológicos modernos, podendo interagir com diversos dispositivos eletrônicos, incluindo as tecnologias assistenciais, cães-guia desenvolvem essa habilidade com tranquilidade, o conhecimento que os cães possuem vão muito além das habilidades naturais.

Conclusão

Portanto, a inteligência canina envolve as habilidades adaptativas, sociais e cognitivas. Através da interação com os humanos, essas habilidades podem ser aperfeiçoadas, com isso, os cães tornam-se muito mais que membros da família. 

Para as situações mais extremas, é necessário que os cães recebam treinamento apropriado, por exemplo, casos de resgate, localizar drogas, etc. A apreciação da inteligência dos cães, atravessa gerações e encanta pessoas de várias idades. 

Se você perceber que o seu cão tem alguma habilidade específica, ele pode passar por algum treinamento adequado e, assim, no futuro o seu cão pode ajudar em atividades como resgate, por exemplo.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião