Os primeiros cuidados ao trazer um filhote de cachorro para casa

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

Os tutores de cães sabem que trazer um filhote de cachorro para casa pode ser trabalhoso, por isso, esse procedimento requer alguns cuidados essenciais para proporcionar bem-estar ao cãozinho. Esses cuidados são de extrema importância para que os cães possam criar um elo com seus tutores.

Abaixo, mostraremos quais são os cuidados básicos que todos os tutores devem ter, é importante pensar em questões como:  alimentação, higiene, socialização, ambientação, confira a seguir.

Como trazer um filhote de cachorro para casa? Confira 10 cuidados!

Se você pretende ter um cãozinho, é importante pensar em todos os aspectos que podem deixá-lo confortável, veja agora, quais são os principais cuidados que os tutores de cães devem ter:

1.° Alimentação 

Caso seja bem filhotinho, nas duas primeiras semanas, devem ser alimentados somente com o leite materno, os tutores precisam observar o momento de realizar o desmame, para oferecer a papinha e a ração adequada para a faixa etária, é fundamental compreender que, os cãozinhos passam por diversas transições alimentares.

Além disso, eles devem ser acompanhados por veterinário, para indicar a ração correta, para aqueles que ainda estão nos primeiros 20 dias de vida, não deve ser oferecido nenhum alimento, já que eles não possuem nenhum dente formado ainda.

2.° Mantenha o ambiente aquecido 

É necessário deixar a temperatura ambiente em torno de 28°C, dessa forma, os pets pequeninos não devem desenvolver hipotermia, não deixe os filhotes em contato com o piso frio, nos casos mais extremos podem ser utilizados bolsas de água quente e cobertores, somente tenha cuidado para não queimá-los.

3.° Iluminação 

Esse é um dos cuidados ao trazer um filhote de cachorro para casa mais importantes, pois assim como os bebês humanos, os filhotes de cães também possuem os olhos sensíveis, é fundamental mantê-los em um local de baixa luminosidade.

4.° Deixe o ambiente limpo: cuidados ao trazer um filhote de cachorro para casa

Utilize produtos que não agridem a saúde do pet, a limpeza é de extrema necessidade para evitar a propagação de parasitas, para aqueles que têm um filhote em casa, utilize apenas produtos que são recomendados pelos veterinários e, que não afetam a saúde do cãozinho.

5.° Observe o intestino do filhote

Alguns cães podem apresentar diarréia durante o desmame, este processo deve ser realizado sempre com um acompanhamento do veterinário responsável, o filhote pode apresentar sinais clínicos ou não, somente o veterinário poderá analisar mediante exames.

Cuidados ao trazer um filhote de cachorro para casa

É importante ter cuidado com receitas caseiras, afinal, os cães podem desenvolver alergias a alguns alimentos e remédios, se o cão apresentar alergia, suspenda o uso imediatamente e leve-o ao veterinário.

6.° Evite irritá-lo 

Os cães filhotes são muito sensíveis, então é necessário evitar aborrecimentos, não manipular e nem segurar sem necessidade, tenha cuidado, pois os ossos deles são muito frágeis.

7.° Micção e evacuação 

Para fazer a higiene utilize um algodão umedecido com água morna, faça leves massagens na região genital e perianal, para os filhotes é indicado que este procedimento seja realizado pelo menos dez vezes ao dia, para impedir que a evacuação seja muito dolorosa.

8.° É permitido pegar filhote no colo?

Se o cão está próximo da mãe, é recomendável não pegar, para que ele possa se acostumar com o cheiro, os filhotes podem ter o sistema imunológico mais frágil, por isso, os tutores de cães devem ter muito cuidado nas primeiras semanas.

É necessário evitar segurá-los com as mãos sujas para inibir a propagação de doenças, para levar ao veterinário, utilize um cobertor limpo, após a segunda semana de vida, os cães começam a ficar mais espertos e podem fazer a transição alimentar.

9.° Não deixe o ambiente muito cheio de pessoas 

O excesso de pessoas pode deixar os animais irritados, dessa maneira, os tutores de cães devem ter atenção, para impedir o excesso de circulação de pessoas, este procedimento também é importante para impedir que haja contaminação de vírus e bactérias no ambiente.

10.° Deixe o ambiente seguro 

Os cães são exploradores e territorialistas por natureza, então, certifique-se que na sua casa não tem nenhum item que possa machucar o cão, principalmente, quando ele estiver ao ar livre, se tiver piscina, mantenha sempre limpa.

Com os cuidados ao trazer um filhote de cachorro para casa em dia, seu cãozinho estará saudável e crescerá feliz e alegre, do mesmo modo que acontece com os bebês humanos, os filhotes de cachorros recém-nascidos exigem cuidados específicos.

Rotina de um filhote de cachorro

Para que os cães possam crescer saudáveis, assim como as crianças pequenas, eles também devem ter uma rotina, com hora para acordar, comer, brincar, passear, etc. Organizar os primeiros dias e semanas com um filhote, é de extrema necessidade para evitar que haja estresse.

Primeiramente, é necessário certificar-se que o ambiente esteja o mais calmo possível, durante à noite, alguns filhotes podem ficar noites sem dormir, até que comece a se acostumar, tenha um cercado adequado para filhotes, os cuidados ao trazer um filhote de cachorro para casa são importantes para deixá-los seguros e confiantes com o ambiente.

Após os primeiros dias, se necessário faça um cronograma de alimentação com o veterinário para garantir que o intestino do filhote deve funcionar corretamente, esteja sempre observando o seu funcionamento. 

Para os cães mais jovens, deve ser oferecido em torno de 3 a 4 refeições por dia, onde a refeição principal pode ser utilizada como recompensa quando ele realizar algum comportamento desejado.

Conclusão

Portanto, os cuidados ao trazer um filhote de cachorro para casa é um sentimento de profunda responsabilidade e amor por parte dos tutores. É necessário estabelecer um treinamento gentil, atenção veterinária regular, socialização e carinho diariamente, dessa forma, podemos obter um alicerce para uma vida saudável para ambas as partes.

Os tutores devem ter paciência e comprometimento contínuo, assim, o novo membro pode ser integrado de modo positivo, tornando o lar acolhedor para toda a sua família.

Lembre-se de deixar a carteirinha de vacinação do seu pet sempre em dia, nunca ofereça medicamentos que não sejam receitados pelo veterinário, fique atento e observe se o pet desenvolve alergia a algum shampoo ou sabonete, mantenha o veterinário informado constantemente.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião