15 fatos fascinantes sobre os cães da raça Dachshund (Salsicha)

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

Os cães da raça Dachshund também são comumente conhecidos como Teckel, Basset, Cofap ou Salsicha, esta é uma raça popular nos seguintes países: México, Japão, Estados Unidos e Brasil. Se você pretende ser tutor de um cão dessa raça, então acompanhe abaixo, algumas curiosidades.

São diversas características que poucas pessoas desconhecem, mesmo aqueles que já são tutores dessa raça, continuem lendo este artigo para aprender um pouco mais.  

15 fatos sobre os cães da raça Dachshund!

Apesar do nome difícil, este cachorro é muito popular no Brasil, nesse sentido, encontramos diversos fatos interessantes e desconhecidos até pelos tutores dos cachorros dessa raça, abaixo, apresentamos alguns desses fatores:

1.° Podemos encontrar diversas cores para a raça

Ao todo, são mais de 15 cores com 3 pelagens diferentes, dessa forma, as cores mais populares são:

  • preto;
  • preto com canela;
  • creme;
  • vermelho, 
  • marrom, 
  • bege;
  • azul.

Se você gosta de cachorros com várias cores, então, esta pode ser a raça perfeita para fazer companhia.

2.° Há um total de 3 tamanhos

Para esta raça de cães, o maior tamanho é 3 vezes maior que o miniatura, o peso do menor tamanho chega a 5 kg, sendo assim, o tamanho máximo tem peso de 10 kg. Segundo a CBKC, os nomes podem mudar conforme o tamanho, por exemplo: “Dachshund o maior, Dachshund Anão o médio e Kaninchen a miniatura”.

3.° Ao todo, encontramos 3 tipos de pelagens

Para os cães da raça Dachshund, os pelos podem ser pelo curto, duro ou longo, de modo curioso, os cães com a pelagem mais curta podem apresentar queda de pelos. Não há necessidade de tosar, por outro lado, a escovação regular é obrigatória para manter a higiene dos cães.

Através dessa escovação, os tutores de cães conseguem evitar que haja nós e banhos com mais frequência. 

4.° Esta é uma das raças de cães mais populares

O famoso Dachshund (Salsicha), está na lista dos cães mais populares, no Brasil, ocupa a 10° posição no ranking, conforme uma pesquisa divulgada pelo Pet Censo 2021 e DogHero.

5.° É uma raça com muitos fãs

Os fãs mais conhecidos de Dachshund são Eisten e Pablo Picasso, sua popularidade originou-se na Grã-Bretanha, graças à Rainha Victória da Inglaterra (1819 a 1901), veja o que ela disse sobre os cães dessa raça:  

Cães da raça Dachshund (Salsicha)

“Nada irá transformar a casa de um homem em um castelo mais rápido e efetivamente do que um Dachshund.”

6.° Fonte de inspiração

Para os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, foi apresentado como mascote o cachorro Waldi, esta raça também fez parte do filme Buster em Toy Story, por isso, conquistaram uma popularidade tão alta em todo o mundo, permanecendo assim, até os dias atuais.

7.° Possuem vida longa 

O tempo de vida estimado para os cães da raça Dachshund (Salsicha), é de aproximadamente 16 ou 17 anos. Na cidade de Nova York, uma Dachshund bateu recorde de vida, faleceu com 21 anos de idade, no ano de 2009, a cachorra Chanel entrou para o livro dos recordes.

8.° Desenvolvem perfil para a caça 

Estes cães podem ser treinados para caçar texugos, que são encontrados em tocas subterrâneas, eles convivem com coelhos escavadores e outros animais, afinal, a palavra Dachs significa texugo e Hund quer dizer cachorro.

9.° É o primeiro cão clonado da Grã-Bretanha

O primeiro cão clonado foi o Dachshund chamado Winnie, onde o dono de Winnie conseguiu se inscrever em um concurso para clonar seu cachorro, se fosse pagar, este procedimento custa um valor de US$ 60 mil dólares. Assim, os cientistas somente com uma amostra de pele do cachorro, criaram um Mini-Winnie. 

O Mini-Winnie é muito parecido com Winnie quando era filhote, é um cão saudável e ativo.

10.° Os Dachshunds necessitam de rampas

Estes cães quando já são idosos, apresentam problemas nas costas, como hérnia de disco, este problema se desenvolve devido à sua forma, além disso, há um gene que pode criar depósitos de minerais dentro da coluna, esta doença do disco intervertebral afeta 25% dos cães dessa raça.

11.° História e origem 

O teckel ou salsicha surgiu há mais de 5 mil anos, podemos localizar registros das primeiras imagens em 1561 em uma gravura, no entanto, o registro oficial foi feito em 1888, na Alemanha, este cão apresenta as seguintes características: agilidade, resistência, olfato apurado e tamanho reduzido.

12.° Se espalharam no século XIX

Foi exatamente nesta época que eles fizeram parte da côrte da Inglaterra, então, em 1879 foram importados para os EUA e lá permanecem até os dias atuais, eles chegaram juntamente com os colonizadores europeus. 

13.° Características físicas dos cães

Os cães do pelo duro como são conhecidos, são também baixinhos, cumpridos e, ainda, seu peito tem formato de barril, com pernas curtas, os adultos geralmente têm os seguintes comprimentos 35 a 30 centímetros, as cores mais comuns dos pelos são: brancos, com manchas pretas ou castanhas, vermelhos, pretos, malhados ou pretos com bronze. 

14.° Temperamento 

Estes cães comumente são corajosos, independentes e bastante protetores, são excelentes para conviver com os seres humanos, além disso, podem aprender com facilidade as regras de higiene, aqueles que possuem o pêlo mais duro, são mais agitados, por isso, podem roubar papel higiênico e sapatos com mais facilidade.

15.° Cuidados especiais aos cães

É importante saber que estes cães podem desenvolver a dermatite, os tutores de cães devem ter cuidado com lugares altos e que são escorregadios, para evitar que os cães fiquem com excesso de peso, é necessário se exercitar e deixar que eles comam a quantidade adequada de ração.

Os cães da raça Dachshund (Salsicha) são mais teimosos, dessa maneira, é fundamental que o adestramento comece quando eles ainda são filhotes, assim, ele deve compreender os comandos e controlar sua energia desde muito cedo.

Conclusão

Portanto, como você já conhece um pouco mais sobre cães da raça Dachshund (Salsicha), não se esqueça que cada raça de cães requer um cuidado específico, não deixe de levá-lo ao veterinário regularmente, tenha cuidado com a escolha e a quantidade da ração que será oferecida nas refeições.

Preze sempre pela limpeza e higiene do seu cãozinho, mantenha a cama dele limpa e livre de carrapatos e outros bichos indesejados.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião