Como acostumar o novo cão aos outros animais da casa?

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

Para acostumar o novo cão aos outros animais da casa, é necessário que os tutores tenham muita paciência e dedicação, a adaptação do cachorro pode gerar insegurança para o tutor. É necessário ter dinamismo, para que nenhum dos membros da família sejam afetados.

Por isso, desenvolvemos este pequeno guia explicativo, para mostrar um passo a passo para socializar os cães sem maiores dores de cabeça.

7 dicas para acostumar o novo cão aos outros animais da casa!

Mostraremos abaixo, algumas dicas importantes que podem ajudar os tutores de cães que desejam receber mais um pet em casa, é necessário que os tutores de cães respeitem o tempo de cada animalzinho para que eles possam se adaptar sem traumas, então não deixe de conferir as dicas a seguir:

1.° Escolha um local neutro para o primeiro contato

Os tutores devem compreender que os cães são territorialistas, quando for apresentar o animal mais novo, é importante escolher um local como uma praça, por exemplo, agindo com naturalidade, os tutores de cães podem evitar problemas como: comportamento de domínio, invasão e competição.

Para impedir que haja brigas, é fundamental contar com o apoio do guia do cão mais novo, envolvam ambos em brincadeiras e carinhos para que eles se sintam acolhidos igualmente.

2.° Prepare-o antes de levar para casa

Os tutores devem deixar os cães mais velhos entrarem livremente sem a necessidade de coleiras, já os cães mais novos devem ser mantidos na coleira até que se acostumem com o ambiente, nesse sentido, é necessário que o momento seja voltado para a atenção do comportamento e adaptação dos cães.

Para que os cães evitam demonstrar a rejeição com o novo cão, os tutores devem delimitar o espaço entre ambos, pois se houver rejeição, os cães mais velhos podem se tornar agressivos.

3.° Faça passeios para acostumar e promover a amizade entre eles 

Para acostumar o novo cão aos outros animais da casa, os passeios podem ser a peça fundamental, afinal, sabemos que os cães também precisam de um momento para se exercitar, o passeio promove a interação com os demais animais do bairro.

Esta é também uma oportunidade para correr e brincar, dessa forma, eles podem gastar energia, os tutores devem ter o cuidado de evitar escolher um local onde o cão mais velho já domina, se os cães estiverem à vontade, há uma menor chance de eles brigarem.

4.° Não deixe o cão desacompanhado nos primeiros dias 

Os novos cachorros não podem se sentir sozinhos, por isso, para acostumar o novo cão aos outros animais da casa, é importante que eles tenham companhia.

Acostumar o novo cão aos outros animais da casa

Se você necessitar sair, certifique-se que cada cão terá o seu espaço reservado, assim, é possível evitar comportamentos negativos.

5.° Tenha espaços separados para os cachorros

Se os cães tiverem seu próprio espaço, com suas casinhas e brinquedos, a adaptação torna-se um processo mais simples, você também deve colocar as vasilhas de ração e de águas separadamente, com isso, o local será mais seguro para ambos.

6.° Mantenha as refeições separadas 

A hora da alimentação pode gerar muita confusão para os cães, para que não haja conflito é necessário manter as refeições separadas, este processo de separar a ração, ajuda a impedir que um acabe comendo a ração do outro, caso não haja espaço suficiente na residência, procure manter os recipientes em lados opostos.

7.° Ofereça atenção igualmente a todos os cães 

Os tutores precisam ficar atentos na hora de dar atenção, pois esta deve ser igual para todos, para que haja uma aproximação entre os cães, os tutores necessitam de tempo e de paciência, afinal, sabemos que não é uma tarefa simples.

Se você fizer carinho ou brincar, deve fazer com os dois, para evitar que haja ciúmes com uma das partes, com procedimentos simples, a adaptação pode se tornar um processo mais agradável e menos desgastante.

Tempo de adaptação 

O período de adaptação pode durar minutos ou até dias, depende da forma como os tutores conduzem todo o processo, se houver dúvidas, procure um adestrador especializado, os tutores devem respeitar o tempo do cachorro mais velho, para que ele possa se acostumar com o novo companheiro.

Para que tudo possa ficar mais tranquilo, além das dicas acima, proporcione a eles um momento agradável, você pode desenvolver espaços exclusivos para eles, com brinquedos que proporcionam a interação, também é interessante estabelecer uma rotina de passeios.

Adaptando o cão filhote 

Se você deseja acostumar o novo cão aos outros animais da casa, assim como acontece com os cães adultos, este procedimento também deve ser feito em um ambiente neutro com os cães filhotes, com relação à rotina da casa, fique atento ao comportamento do cachorro mais velho.

Para que o cão mais velho não se sinta sozinho, ofereça a ele brinquedos e petiscos, assim, ele ainda pode se sentir o dominador do território, a maioria dos cães podem necessitar de até 3 semanas para conseguir se adaptar por completo, dessa forma, é fundamental que os tutores estabeleçam uma rotina. 

A rotina é importante, principalmente para aqueles tutores que trabalham fora e que possuem crianças pequenas, se os cães apresentarem um comportamento complicado, peça ajuda a um especialista, os cães também podem desenvolver transtornos psicológicos como ansiedade, por exemplo.

A organização é primordial para evitar que a saúde mental do tutor e do cão sejam prejudicadas, os cães também necessitam de hora para comer, dormir, descansar e brincar, eles devem se acostumar com a rotina desde muito pequenos.

Conclusão 

Portanto, agora que você sabe como acostumar o novo cão aos outros animais da casa, é importante compreender que este é um processo gradativo que requer atenção e cautela, para não atrapalhar os cães ofereçam uma casinha com seus brinquedos.

Assim, eles já saberão que cada um tem o seu espaço reservado na casa, com todos os seus brinquedos e o local para fazer a refeição, procure manter tudo limpo e agradável para evitar a propagação de doenças, não deixe de manter uma rotina de visitas ao veterinário, para garantir que a vacinação dos animais esteja em dia.

Com todo o cuidado e carinho, todos os animais vão se sentir à vontade e em segurança na sua casa!

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião