Como ensinar o cachorro a sentar sempre que você quiser?

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

A tarefa de ensinar o cachorro a sentar não é fácil, principalmente para os tutores iniciantes, em muitos casos é necessário contar com a ajuda de um adestrador, este é o melhor momento para que os tutores possam interagir com os pets, este é um procedimento que proporciona benefícios para a saúde física e mental do seu cãozinho.

Para ajudá-lo(a) no seu dia a dia, mostraremos algumas dicas práticas, conforme afirmam os próprios adestradores, esta é uma das missões que requer mais paciência e dedicação. 

Benefícios do adestramento para o cão

O aprendizado também é um convite para o desenvolvimento do cão, independentemente da raça, o adestramento é primordial para o cãozinho exercitar a sua inteligência, além disso, é uma excelente oportunidade para melhorar a comunicação entre o pet e seu tutor.

Abaixo, apresentamos outros benefícios que o adestramento disponibiliza para os cães:

  • Ajuda a manter o raciocínio e a memória, eliminando com isso, a ansiedade;
  • O corpo está em constante movimento, assim, estimula a repetição de movimentos;
  • Os pets passam a ser mais obedientes, o que permite a correção de comportamentos inadequados. 

7 dicas para ensinar o cachorro a sentar!

Para iniciar o processo de adestramento, é importante ter em mãos um petisco, sempre que o pet executa um movimento, você deve oferecer um petisco como recompensa, veja outras dicas importantes abaixo:

1.° O treinamento deve ser feito quando os cães ainda são filhotes 

Quando os cachorros ainda são filhotes, o treinamento é mais simples, já que são mais agitados, para isso, é fundamental ter sempre por perto os petiscos. Com algumas dicas, é possível treinar o cão filhote em casa, no entanto, para aqueles com comportamento mais difícil, é indicado contratar um adestrador. 

Abaixo, apresentamos algumas dicas para tutores de cães filhotes, confira:

– Mantenha uma rotina adequada: com a rotina em ordem, os cães poderão dormir, precisa passear, brincar, receber atenção e, assim por diante. Além disso, a rotina pode aliviar o estresse e a ansiedade, com a rotina em dia, os tutores de cães podem entender os hábitos do animal.

– Aplique o reforço positivo: este método oferece prêmio ao cachorro, nesse sentido, não há necessidade de reprimi-lo, o reforço positivo pode evitar a coprofagia

– Cuidado com as broncas: as broncas prejudicam o bem-estar físico e psicológico, por outro lado, também afetando o vínculo com o tutor.

2.° Ajude a melhorar o condicionamento 

O movimento de sentar-se pode ser associado a guloseimas, tenha cuidado ao aplicar palavras grandes. O cachorro, por sua vez, compreende somente os sons das palavras, os cães compreendem somente palavras mais curtas, por exemplo, “sentar”, “deitar”.

Os exercícios trazem vários benefícios para a saúde dos cães, veja alguns deles: otimiza a atividade metabólica, garante a resistência respiratória, ajuda a prevenir a obesidade, mantém em dia a digestão, desenvolvimento muscular e das articulações.

Outros treinamentos podem ser aliados para ensinar o cachorro a sentar, sendo assim, citamos, o jogging ou corrida. Se o treinamento estiver correto e com acompanhamento de um veterinário, é provável que o cão alcance 10 quilômetros juntamente com seu tutor. 

3.° A atenção deve ser ensaiada durante o comando de “sentar”

É na atenção que a repetição deve ser aplicada, nesta etapa, o petisco deve ser aproximado em até 1 cm do animal, o movimento deve ser repetido para que o cachorro possa acompanhar, evite a distração através dos estímulos externos. 

4.° Mantenha o foco para o movimento 

Agora que a atenção do cachorro está voltada para o seu tutor, levante o petisco acima da cabeça do animal, o petisco será então, acompanhado com um olhar, assim, o cachorro deve levantar a cabeça naturalmente para poder sentar-se. Neste momento, a palavra “senta” deve ser pronunciada com segurança. 

5.° Evite o castigo 

Neste processo, é importante evitar o castigo, aqui, o cão deve se sentir confortável e não acuado, os tutores de cães devem sempre exaltar os acertos e ignorar os erros, se o cão for aplaudido frequentemente, então ele deve repetir o comando diversas vezes.

6.° Escolha cenários diferentes para ensinar o cachorro a sentar

A escolha do local é de extrema importância para manter os cães mais à vontade, assim, fica mais fácil para ensinar o cachorro a sentar, desde que o ambiente esteja limpo e organizado, você pode escolher qualquer ambiente da sua casa para realizar este treino. Veja aqui, algumas dicas para facilitar a escolha deste local:

Ensinar o cão a sentar

– O ambiente deve ser seguro: mesmo que o local seja considerado seguro, é necessário que os tutores de cães façam uma checagem, conversem com outros tutores de cães, etc.

– Tenha cuidado com estímulos: os estímulos, como os brinquedos, por exemplo, podem prejudicar o processo de adestramento, pois no adestramento, o pet deve ter foco apenas no que o adestrador está ensinando. 

– Treino em casa requer cuidados: o treino em casa, assim como no treinamento online é possível, todavia, alguns cuidados devem ser tomados, os tutores de cães podem pedir ajuda de um profissional para montar um ambiente adequado.

7.° Se necessário peça ajuda 

Em último caso, é o adestrador que deve treinar o seu cão, para ensinar o cachorro a sentar, até que o animal grave o comando, este processo exige um certo tempo. Além disso, os tutores de cães devem avaliar se este profissional possui experiência e qualificação necessária.  

Atualmente, existem muitas formações para adestradores de cães, os locais que contratam estes profissionais geralmente, contratam os que apresentam estas formações. Também é possível que os adestradores sejam especializados em adestramento comportamental, antes de contratar um profissional, pesquise sobre seu tempo de experiência com cães. 

Conclusão 

Portanto, agora que mostramos como ensinar o cachorro a sentar, lembre-se que é necessário evitar o castigo, neste caso, o cão deve se sentir bem tranquilo para que ele consiga memorizar os comandos ensinados pelo adestrador ou pelo tutor.

Através dos passos que mencionamos acima, é possível treinar pets de qualquer raça ou tamanho, desde que haja foco e dedicação, para isso, mantenha sempre o respeito, paciência e carinho, no período de adestramento do cachorro. 

Os pets podem ser treinados em casa, ou então, em um local especializado, conforme os interesses do tutor e necessidades do pet!

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião