Como acostumar o seu cão a tomar banho em casa

Por MeuMelhorAmigo 6 Minutos de Leitura

A tarefa de acostumar o seu cão a tomar banho em casa não é fácil de ser executada. Porém, é muito importante ensinar o cão a gostar de tomar banho, mesmo sabendo que boa parte deles não curte muito esse momento.

Desde filhote e desde pequeno, o pet precisa ser habituado a tomar banho, principalmente, em casa. É importante ao tutor compreender qual é o real motivo do pet não gostar de banho ou de fugir de água.

Não estamos dizendo que todos os cães não gostam de tomar banho, pois há muitos cãezinhos que amam e até curtem esse momento, mas é fundamental compreender se a condição de gostar ou não tem a ver com raça, com a temperatura da água, com o ambiente e outros fatores.

Acostumar o seu cão a tomar banho em casa

Devemos ajudar o cão a criar o hábito de tomar banho e a gostar desse momento. Para ajudar o animal a gostar desse momento é importante procurar trocar algumas situações para condicionar o cão a compreender que o banho é uma atividade legal e prazerosa.

Mesmo que não seja fácil, o treinamento pode consumir tempo, e não é indicado tentar dar banho forçado no cachorro. Existem pet que se sentem ansiosos, apavorados ou estressados quando são levados ao box ou a qualquer tipo de local de banho.

Inicialmente, o tutor pode tentar banho a seco em seu pet e aos poucos inserir a lavagem geral com água e shampoo de modo mais eficiente. A seguir apresentamos importantes dicas para ajudar a acostumar o seu cão a tomar banho em casa.

Técnica da associação

A boa dica é associar os elementos do banho a momentos bons com palavras e atos positivos. Para o cão perder o medo de água e de banho de forma mais rápida é importante apresentar motivos que se tornem aceitáveis para o animal.

Comece o banho do animal em um local ou ambiente que seja conhecido para ele onde possa se sentir confortável como a área de serviço ou o quintal de casa.

Caso planeje dar banho no cachorro no pet shop comece passeando por meia-hora com ele pelas ruas que ficam nos arredores do pet shop e calmamente permita que o animal se acostume com o funcionário do setor de banhos e tosa.

Em caso, ao dar um banho inicial ofereça petisco depois de cada banho ou dê carinhos leves ao começar a enxugar o corpo dele, buscando sempre identificar os momentos que possam ainda causar medo no cão.

Não jogue a água com força

No caso de um cachorro medroso, é indicado fazer com que o animal se acostume aos poucos com a água. Jamais jogue um balde de água de uma só vez em seu corpo ou focinho, pois essa prática poderá aumentar o medo no cão e até gerar uma reação inesperada.

O melhor truque para acostumar o seu cão a tomar banho em casa é fazer com que o cão se sinta molhado aos poucos, o tutor pode ligar a mangueira de maneira vagarosa, mantendo a água em uma temperatura agradável, começando a molhar as pontas da patinha e pouco a pouco espalhando a água. Jamais tenha pressa em dar banho em seu cachorro para não elevar a taxa de estresse nele.

O banho é uma brincadeira séria

É importante considerar o banho como algo fundamental para a saúde do cãozinho. Ao mesmo tempo, podemos considerar o banho como uma forma de brincar com o cão.

Melhores formas de acostumar o seu cão a tomar banho em casa

Quando o tutor consegue transformar o momento do banho em uma grande brincadeira com adição de palavras carinhosas será mais fácil acostumá-lo a aceitar a água e o sabão. Começar a brincar do jeito certo durante o banho poderá ser uma boa estratégia para que o animal compreenda esse momento como algo leve e positivo.

O tipo de brincadeira poderá variar dependendo do tamanho do animal e da sua raça, o banho ainda poderá ser acompanhado de brinquedinhos e de carinhos que deixem o pet bastante satisfeito e à vontade.

A brincadeira, o cuidado e o carinho são parte das melhores estratégias para ensinar o cão a tomar banho e aceitar a água.

Conclusão

Portanto, é importante procurar por diferentes maneiras de acostumar o seu cão a tomar banho em casa, sempre buscando manter a higiene e a saúde do pet.

Inicialmente, nunca procure forçar o cachorro a tomar banho, muito menos de qualquer maneira. Pois o banho forçado poderá piorar a situação ao ponto dele ficar mais medroso e de correr sempre que vir uma torneira aberta.

É importante que o banho seja sempre associado a coisas boas e divertidas para que ele se sinta mais seguro.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião