O que fazer se o meu cachorro não come?

Por Fábrica de Artigos 8 Minutos de Leitura

Se o seu cachorro não come é importante observar como estão as características da ração, ou então, buscar ajuda de um veterinário, quando o cão não sente vontade de comer, é possível misturar sachê na ração seca, espere até que ele se aproxime para lamber, também observe se o cão está com algum sintoma de doença.

Afinal, sabemos que algumas doenças inibem a fome dos cães, para investigar, é necessário que o veterinário faça exames bem detalhados. 

O cachorro não come? Saiba como ajudá-lo!

Boa parte das doenças podem provocar a falta de apetite do cão, no entanto, esta não é a única razão, os fatores psicológicos também podem afetar os hábitos alimentares. Quando a falta de apetite ocorre por problemas de doenças, alguns medicamentos podem ajudar seu cãozinho.

Entretanto, é necessário contar com a ajuda de um veterinário, apenas este profissional possui qualificação suficiente para auxiliar o seu pet com a alimentação e medicação correta. Se o cachorro não come, você também pode experimentar oferecer a ração úmida, já que a mesma é mais palatável e possui um cheiro mais forte.

Segundo os nutricionistas veterinários, é importante que os tutores de cães observem se existem motivos fisiológicos e comportamentais para que os cães parem de comer. Também há necessidade de conferir se os cães apresentam problemas como:  doenças bacterianas e virais, fatores ligados às raças, ansiedade e depressão. 

O manejo inadequado da ração é um dos causadores da falta de apetite, por isso, é fundamental que haja a limpeza do local onde será realizada a refeição, o armazenamento da ração deve ser realizado com segurança e longe de produtos de limpeza. 

Motivos que provocam a perda de apetite

Abaixo, mostraremos alguns indicadores que podem levar à perda de apetite canina:

Os cães podem enjoar da ração

Este é considerado um mito, afinal, para que o cão possa enjoar da comida, ele pode estar nauseado, para esta situação, é necessário fazer a reposição enzimática com acompanhamento do veterinário. Para que não haja alterações do microbiota intestinal, a ração deve ser trocada apenas com prescrição do veterinário.

O cão apresenta problemas de saúde

As doenças que podem prejudicar o apetite do animal, são as seguintes: doenças renais, gastrointestinais, virais e nutricionais, os animais hospitalizados também podem ter a sua ração reduzida, algumas doenças como Shunt e pancreatite aguda, causam a anorexia.

Cachorro não come

Os tutores de cães devem analisar sintomas como febre, náuseas, falta de apetite, estes sintomas precisam ser passados para os veterinários para que eles possam indicar o medicamento correto.

Ausência de nutrientes 

As doenças infecciosas e inflamatórias podem roubar os nutrientes dos cães, entretanto, a reposição de nutrientes via oral deve ser feita somente sob acompanhamento de veterinário ou zootecnista especializado em nutrição pet.

Como detectar a infecção intestinal?

Alguns sintomas, incluindo a falta de apetite podem indicar problemas no intestino, com o objetivo de orientar os tutores de cães, é importante ter atenção aos sintomas abaixo:

  • Letargia;
  • Apatia;
  • Falta de apetite;
  • Dores abdominais;
  • Vômitos;
  • Fezes líquidas;
  • Náuseas;
  • Desidratação.

Se o cão está com sintomas de inflamação do aparelho digestivo, seus tutores devem buscar ajuda de um veterinário, a doença pode danificar o funcionamento do estômago, intestino grosso e delgado, esta inflamação pode ser crônica ou aguda, além disso, requer cuidados específicos.

Possíveis causas dessa inflamação 

Se o cachorro não come, além de ter atenção aos sintomas acima, os tutores de cães, também devem informar ao veterinário, os itens abaixo:

  • Alimento indevidamente cru;
  • Alimentos estragados;
  • Consumo de substâncias tóxicas, por exemplo, plantas ou produtos químicos;
  • Parasitose;
  • Úlceras;
  • Sensibilidade ou alergia a determinados alimentos;
  • Neoplasias;
  • Doenças genéticas;
  • Consumo inadequado de brinquedos, plástico, lixo e, assim por diante.

Diagnóstico

Somente o veterinário pode diagnosticar, mesmo que os sintomas sejam mais simples, uma avaliação pode inibir o avanço da gastroenterite canina, o veterinário também pode investigar se o cronograma de vermifugação e vacinação estão em dia. 

As investigações iniciais, que geralmente os veterinários fazem, são estas:

  • Hemograma completo, que pode conferir se existe desidratação ou infecção;
  • Radiografia, pode identificar a presença de obstruções intestinais ou corpos estranhos;
  • Análise da amostra fecal, para descobrir a existência de parasitas. 

Como descobrir o apetite seletivo?

Se o cachorro não come pode ser que ele tenha apetite seletivo, este tipo de apetite ocorre quando há a troca da ração, ou então, a substituição por alimentação natural, para o cão se acostumar, os tutores devem insistir na mesma alimentação.

Por outro lado, os veterinários nutricionistas recomendam que os cães tenham um horário fixo de refeição, com a quantidade de ração adequada para seu porte e raça.

Quando o cão é chato para comer, alguns procedimentos podem ser adaptados, por exemplo:

Faça a revisão do manejo alimentar 

Os tutores de cães devem evitar o excesso de petisco, comida à vontade, resto de comida durante as refeições dos humanos, etc. Estes erros são prejudiciais à rotina e à saúde do cachorro, assim, o correto é que os cães se alimentem entre 1 a 2 vezes por dia.

Diminua a quantidade e variedade

Este procedimento também ajuda a manter o peso do animal, já que alguns cães podem ser propensos à obesidade, também é primordial ter cuidado com os cães que estejam consumindo suplementos em dietas caseiras.

Saiba analisar o comportamento 

Os cães mais ansiosos podem apresentar problemas durante as refeições, no entanto, é importante compreender que os cães são esponjas dos seus tutores, dessa forma, se os tutores estão ansiosos, por outro lado, os cães também serão.

Com isso, é necessário que ambos trabalhem a sua saúde mental, adaptar a rotina para ter uma autonomia emocional, é uma excelente opção para os cães.

Conclusão

Portanto, para resolver o problema do cachorro não come, é necessário que os tutores de cães possam procurar um veterinário de sua confiança para investigar as causas da falta de apetite. Esta perda pode ter infinitos fatores, que também podem ser emocionais.

Por fim, os tutores de cães devem ter cuidado com a automedicação, nunca ofereça nenhuma medicação antes de solicitar uma prescrição para o veterinário, pois alguns cães podem desenvolver alergias a determinados medicamentos e em casos mais graves, eles serão hospitalizados.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião