Como fazer o seu cão parar de latir excessivamente

Por MeuMelhorAmigo 6 Minutos de Leitura

É possível fazer o seu cão parar de latir. Mesmo quando o latido represente uma forma de comunicação para expressar alegria, fome ou aviso, quando é excessiva essa prática no animal ela pode fazer mal para a saúde dele e para a tranquilidade de todos na casa.

Geralmente, os cães sempre oferecem muita alegria para os seus tutores, mas quando eles resolvem soltar o latido para todos os lados eles conseguem perturbar todos em casa.

Como fazer o seu cão parar de latir?

Antes de saber os principais passos de como evitar que ele fique latindo demais é importante verificar as principais causas que podem gerar esse estado no animal.

Inicialmente, principalmente, quando o dono do animal passa muitas horas fora de casa para trabalhar ou viajar, ele pode começar a latir por causa da saudade, da ansiedade de encontrar o seu dono ou por insegurança.

Dentre as principais causas podemos apontar sentimentos no animal como medo e tristeza, ansiedade causada pela separação, comportamento inerente da própria raça, busca por chamar a atenção dos donos ou de alguém, soltar um alerta para todos em volta, late por estar sentindo dores ou algum tipo de problema de saúde.

Mas, independente das causas a seguir, apresentamos passos essenciais para o tutor tentar superar essa situação da melhor maneira possível.

1 – Ofereça algo para distrair o cão

O tutor pode ainda oferecer algum tipo de objeto para ele se distrair e começar a latir menos.

Seja um objeto que ele goste, um cobertor ou um brinquedinho leve, o fundamental é desviar a atenção do cão do estresse que esteja causando o latido constante.

2 – Procure fazer carinho

Muitas vezes, a tensão no animal pode causar o latido constante. É indicado ao tutor realizar carinhos leves na cabeça e no dorso do animal.

Isso na possibilidade de recompensar os bons comportamentos do cão com carinhos para ele se acostumar a ficar quieto e a se sentir mais calmo e acolhido.

3 – Faça passeios frequentes

É indicado ao tutor começar a passear com frequência com o seu cão nos arredores de casa ou em diferentes ambientes externos.

Geralmente, quando o cão passeia bastante ele torna-se mais sociável e pode aprender muito sobre o ambiente externo o que pode ajudá-lo a se sentir mais seguro em relação ao ambiente de casa.

Ao mesmo tempo, devemos considerar que o latido constante pode ser símbolo de acúmulo de energia a ser liberada. Quando o animal passeia constantemente em determinado período ele se sentirá mais cansado e menos propenso a ficar agitado e latindo o tempo todo.

4 – Não dê atenção ao latido

Mesmoo após tentar fazer o seu cão parar de latir e, ele ainda assim continuar com o mesmo comportamento, tente ignorar o latido, dessa maneira o animal perceberá que a sua própria agitação não atrai as atenções de seus tutores e de quem está em volta.

5 – Reduza a motivação do estresse

É importante verificar o que de fato motiva o estresse no cachorro, geralmente as motivações são oriundas do mundo exterior.

Caso ele costume latir demais ao olhar para rua do lado de fora do portão, pense na possibilidade de instalar uma proteção de ferro no portão.

6 – Treinamento

É indicado também fazer treinamento com o seu pet para ele obedecer e parar de latir. Em muitos casos é importante pensar em adestrá-lo de forma profissional para que tenha uma postura mais obediência perante os comandos de seu dono.

10_Como fazer o seu cão parar de latir excessivamente

Durante o treinamento com o adestrador ou em casa é importante que o cão perceba que o seu comportamento de latir demais não agrada a ninguém, dessa forma ele aprenderá a latir somente quando for necessário.

7 – Ajuda profissional

Caso os passos acima não dêem resultados, é importante levar o animal ao médico veterinário para verificar se existe algum fator no quadro de saúde do animal que esteja gerando esse comportamento.

Ao buscar fazer o seu cão parar de latir é importante verificar se não existem fatores como vermes ou excesso de pulgas que esteja gerando essa agitação.

Outra dica já citada é a busca por um profissional de adestramento de cães que o ensinará a aprender a ficar quieto perante determinado tipo de comando.

Conclusão

Portanto, ao buscar soluções para fazer o seu cão parar de latir é importante conhecer as causas dos latidos excessivos e se eles estão relacionados com o quadro de saúde do animal.

Por outro lado, o latido não pode ser compreendido como uma prática ligada a coisas ruins. Muitas vezes, o cão pode latir de alegra ao reencontrar o seu dono ou tutor, ao receber o seu pratinho de ração ou por ter ganho um novo brinquedo.

São muitos casos a serem analisados pelo dono e pelo médico veterinário. Isso sem falar na possibilidade do pet começar a latir por receio ou medo.  

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião